5 dicas para a sua empresa encerrar 2020 com chave de ouro

12 NOV

Estamos chegando na reta final do ano e as empresas já começam a organizar os últimos dias de trabalho de 2020 e projetar as metas e objetivos de 2021. Mesmo com o ano acabando é fundamental manter as rotinas e o planejamento estratégico até o último dia útil, só assim o seu negócio poderá começar o próximo ano realmente “zerado”.

 

A gente sabe que tem muita gente que não vê a hora de 2020 acabar, afinal não foi um ano fácil para os empreendedores: pandemia, cortes de gastos, home office, etc. Por isso, separamos algumas dicas preciosas para você, sua empresa e colaboradores terminarem 2020 com chave de ouro e as demandas em dia.

 

1) Aproveite o tempo que resta até o fim do ano. Parece uma dica óbvia, mas não é! Muitas pessoas se assustam com o pouco tempo que falta para terminar o ano e desperdiçam mais carga horária sofrendo de ansiedade precoce do que realmente resolvendo o que precisa ser feito. Tenha calma, tranquilidade, faça calendários de entrega reversa e continue no ritmo.

 

2) Estabeleça metas reais e defina prioridades. Se você perceber que não será humanamente possível finalizar todas as tarefas em 2020, analise o que pode ser deixado para 2021, o que pode ser otimizado, o que pode delegado e o que pode ser eliminado. Feito isso é só focar no que realmente interessa.

 

3) Está na hora de deixar as planilhas um pouco de lado e ouvir os seus clientes. Faça uma pesquisa sobre o que eles pensam sobre seus produtos/serviços, o que eles acreditam que possa melhorar e quais as necessidades que ainda precisam ser atendidas. Esse mapeamento pode ser feito através de uma pesquisa online ou em uma conversa entre você e ele. Escute seus clientes com atenção e aplique todos os insights e melhorias em seu planejamento estratégico de 2021.

 

4) Além de ouvir seus clientes, ouça também a sua equipe. As pesquisas de clima organizacional são importantes durante todo o ano, mas cruciais na reta final já que elas irão lhe ajudar a mensurar os níveis de satisfação de seus colaboradores em relação à empresa, ao ambiente e aos colegas de trabalho. Com esse resultado você será capaz de identificar os pontos fortes e fracos dos processos internos e da gestão do seu negócio e aperfeiçoá-los ainda mais.

 

5) Com os dados dos quatro itens acima, você já terá bons parâmetros para começar a organizar o seu 2021. Não espere o ano começar para planejá-lo, comece hoje mesmo. Analise todos os resultados, faça um balanço e busque corrigir as falhas que ocorreram nos últimos doze meses.

 

O fim de ano exige ainda mais empenho e dedicação, se precisar de ajuda para traçar o 2021 de seu negócio, conte com a gente!

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros