Conheça os principais perfis de liderança em uma empresa

08 OUT

A figura de um líder recebe um voto de confiança de todos para tomar decisões estratégicas e ser uma espécie de guia. Essa figura de liderança é responsável por não deixar que os outros membros da equipe desanimem, inspirar nos momentos mais difíceis e promover a integração e coesão do conjunto. Desempenhar o papel de suporte também é uma tarefa essencial.

Líderes impactam fortemente na saúde econômica da empresa e de todos os seus públicos. Além disso, também influenciam na vida de várias pessoas, a partir do momento que entendemos uma empresa como uma rede interligada.

Se você veio até aqui, é porque tem curiosidade em entender mais sobre os tipos de liderança e como elas funcionam. Separamos cinco personalidades diferentes e seus traços para você conhecer:

Controlador: são aqueles que controlam e computam até o tempo que o funcionário levou para tomar café, não aliviando nunca na sua vigília. Geralmente, eles têm grande dificuldade em delegar tarefas e em confiar em sua equipe, o que faz com que todos se sintam sufocados e pouco valorizados.

Carismático: aquele que parece ter nascido para falar em público e articular. Consegue motivar a equipe e tenta caminhar em conjunto, sendo aberto para o diálogo. É aquele supervisor para quem você se abrirá e será orientado. Tende a deixar o ambiente de trabalho mais amigável e convidativo.

Sistemático: basicamente é muito organizado. Gosta que as coisas sejam feitas de determinada maneira e não aceita que sejam executadas de outra forma. Essa postura também atrapalha as relações de confiança entre líderes e liderados e faz com que os processos da equipe fiquem muito engessados.

Democrático: valoriza muito a participação de cada membro da equipe e quer que todos estejam envolvidos na tomada de decisões. Ele não é autoritário, pois não impõe sua própria vontade ao grupo, mas também não é liberal a ponto de deixar que toda a equipe tome decisões por conta própria e sem muito controle, enfraquecendo a liderança nas empresas.

Coach: Este é o tipo mais completo de liderança nas empresas e o mais próximo do ideal. O líder coach é aquele que consegue aliar liderança aos princípios do coaching, sendo uma espécie de mentor ou tutor de sua equipe. Com esse nível de consciência técnica, esse líder sabe como motivar a si para inspirar seu time a fazer o mesmo.

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros