Estratégia empresarial é definir onde a sua empresa está, onde ela quer chegar e de que forma ela chegará. Para isso é preciso traçar objetivos, alinhar expectativas e construir um plano de ação que atenda a todos os setores do negócio.
O primeiro passo para desenhar uma estratégia eficiente é reunir as informações, dados e variantes que irão nortear todas as áreas e decisões da sua empresa. O roteiro desse processo pode ser definido da seguinte maneira:
1º) Alinhamento da missão, visão, valores e propósito da empresa.
2º) Diagnóstico dos ambientes interno e externo, conhecido como análise SWOT.
3º) Análise do ambiente competitivo, realizado a partir da Matriz de Porter.
4º) Estabelecimento de metas, objetivos e indicadores de monitoramento de resultados.
5º) Criação dos planos de ação.
Para que uma estratégia empresarial realmente funcione é essencial a participação de todos os setores na sua elaboração. Por ser um processo complexo e demorado, você pode precisar da ajuda de uma consultoria especializada e de métodos de apoio como o Modelo de Negócios Canvas, desenvolvido pelo suíço Alexander Osterwalder para auxiliar no entendimento de todas as relações que compõem um negócio.
Falaremos mais sobre o metodo Canvas em um post futuro.
Até breve!