O que é propósito de marca?

09 JUL

Muito tem se falado a respeito da valorização de empresas com propósitos bem definidos. Mas afinal, o que é um propósito de marca?

O propósito de marca é a razão e a motivação pelas quais a sua empresa existe, ou seja, está totalmente conectado à essência do seu negócio. Ele é construído de dentro para fora da organização, porém deve ser percebido de forma clara e objetiva pelos seus clientes, colaboradores e demais stakeholders. Todas as suas ações internas e externas de comunicação e de gestão devem estar alinhadas ao propósito da marca, somente assim ela se tornará realmente autêntica e será reconhecida por isso.

 

Propósito não é a mesma coisa que missão

O propósito e a missão de uma marca são pontos que andam de mãos dadas, mas é importante entender que eles não são a mesma coisa.

Pense no propósito como a resposta da pergunta “por que a sua empresa existe?”. Ele é o ideal que guia a sua marca e que precisa ser alcançado a cada atitude, mas nunca é findado. Veja por exemplo o propósito da Disneylândia “criar felicidade para os outros”, é simples e objetivo.

Já a missão busca descrever o que a marca quer fazer no agora. Geralmente as respostas são definidas a partir de três pontos-chave: o que a empresa faz, como ela faz e quem faz.

Ter um propósito de marca bem definido é crucial para o sucesso de toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. É a essência da sua marca que irá atrair clientes e fidelizá-los, por isso: encontre o propósito do seu negócio e seja fiel a ele.

 

Até breve,

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros