A importância do planejamento estratégico

15 MAI

Para empreender, definir uma estratégia para o seu negócio é imprescindível. Ainda assim, muitos empreendedores administram seus negócios sem estruturar ou até mesmo elaborar um planejamento estratégico.

Sem ele, é impossível saber aonde quer chegar e imaginar o futuro do seu negócio. Por isso, é importante planejar ações para alcançar o nível desejado. Desenvolver essa mentalidade é essencial, pois independente da área de atuação, o empreendedor encontrará um mercado dinâmico e altamente competitivo. Em empresas que já o adotaram, o planejamento estratégico, normalmente, é estruturado no fim e início de cada ano, em virtude de repensar os resultados e os objetivos para o que está por vir.

Para melhor entendimento: planejamento estratégico é um conceito da administração de empresas que se refere ao ato de pensar em um futuro almejado e, paralelamente, elaborar um plano para que se chegue até esse cenário. O que determina a importância desse planejamento, é o impacto de toda a organização nas decisões. Ele será uma espécie de mestre condutor de todos os planos de ação.

Por isso, é fundamental que ele seja elaborado com inteligência, identificando detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecendo as possibilidades realistas, antecipando tendências, estudando a concorrência e muitas outras ações direcionadas aos objetivos do negócio. 

Fonte: SBCoaching/Cedro Tech

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros