Liquidação de verão vale a pena?

16 JAN

Com o início de uma nova estação, muitos lojistas optam pelas tradicionais liquidações. Uma boa liquidação é aquela que permite queimar o estoque e abrir espaço para novas coleções ou itens, ao mesmo tempo em que funciona como uma ação de marketing. O equilíbrio é abrir espaço no estoque, ao mesmo tempo em que o consumidor se depara com outras ofertas que possam compor com aquele item.

Como a maioria das lojas com campanhas de liquidação estampam nas vitrines os seus descontos, é preciso pensar maneiras de se destacar, pois muitas vezes a competição é pelo mesmo consumidor. Então, as ações no ponto de venda são um diferencial. Um dos caminhos é ter um incentivo para que o cliente visite a sua loja, e não a do concorrente.

Saber até onde o desconto pode chegar sem comprometer a operação é a equação que o empreendedor precisa resolver antes de começar a liquidação. Na maioria das vezes, a liquidação compensa, porque sem ela o lojista fica com itens estacionados na prateleira, ou seja, dinheiro parado.

Mas é preciso fazer uma conta simples: de um lado, colocar todo o custo financeiro da operação, como valor de anúncios, ação no ponto de venda e gastos com pessoal extra, quando houver; do outro, a receita que se espera. Quando o custo de promover a ação superar a receita esperada, é porque ela não vale a pena.

Fonte: Economia Uol

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