As falhas de comunicação mais comuns nas empresas

07 NOV

A comunicação da equipe é um dos pontos mais importantes em um ambiente de trabalho. Sem ela, é impossível garantir que os processos dentro da organização tenham clareza. É graças a comunicação que se pode obter um bom ambiente de trabalho. Assim, é possível estreitar laços entre os colaboradores. Continue a leitura para descobrir as falhas de comunicação mais comuns nas empresas.

É necessário que os líderes e gestores das equipes estejam antenados nas falhas e ruídos na comunicação para que as decisões a serem tomadas possam solucionar o problema em sua raiz. Tratar o problema como alto passageiro ou que será solucionado por si só não é uma boa decisão. É necessário fazer feedbacks pontuais, além de reuniões organizadas com antecedência e pautas definidas.

Na sua empresa, você percebe retrabalhos frequentes? Isso pode ser uma falha de comunicação já que sem o problema, a execução das tarefas tende a ser mais assertiva. Com a falha ou ausência de comunicação, muitos colaboradores ficam perdidos ou constrangidos para pedir ajuda. Um líder que auxilia a equipe e busque soluções para evitar erros é de suma importância.

Você acha que a comunicação interna não reflete na imagem da empresa? Pense novamente. Todas as falhas repercutem no atendimento prestado ao cliente, e de forma negativa também. Tomar cuidado com essa comunicação interna motivará os colaboradores a atender seus clientes com mais entusiasmo. E esses são clientes que vão fazer uma boa propaganda boca a boca da sua marca.

 

Fonte: IBC

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