A importância da resiliência em nossa vida

18 JUL

A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão independente da situação. Estudiosos no assunto afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobrevivermos e crescermos. O benefício advindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor que antes.

E você, o que faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas pessoas resilientes. Confira as características de um indivíduo com alta taxa de resiliência:

Autoconfiança: é a convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa, e fazer muito bem, alcançando os objetivos desejados. Esta competência pessoal está ligada a autoestima elevada.

Persistência: demonstra capacidade de perseverança das pessoas que tem tenacidade e força de vontade, com ideias claras, que lutam a fim de realizar o que se propões. São pessoas conscientes de que para “ir além”, é preciso se levantar depois da queda. Sabem que a verdadeira chave do sucesso pessoal e profissional está na persistência de lutar por um objetivo, independente dos obstáculos.

Otimismo: Acredita que as coisas podem mudar para melhor. Tem esperança em alta escala. É proativo, autoeficaz e convicto da capacidade de controlar a própria vida.

Fonte: IBC Coaching

 

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros