Postura profissional

25 SET

 

1. Seja sempre pontual: uma das atitudes mais importantes para se ter quando pensamos em postura profissional é executar aquilo que esperam de você, ou seja, ser pontual e assumir seus compromissos. Essa conduta demonstra disciplina, compromisso, seriedade e responsabilidade.

Cumpra seus projetos e demandas no tempo correto e faça questão de entregar tudo aquilo que promete. Com isso, você ganha a confiança de seus chefes e colegas de trabalho.

2. Conheça o código de conduta da empresa: o cumprimento de regras gerais da empresa é indispensável, como: regras de uso de celular durante o expediente, locais onde é permitido fumar, normas para utilização de ferramentas de trabalho etc.

O ideal para qualquer funcionário é entender e respeitar as políticas e ideais do lugar onde trabalha.

3. Respeite o dress code da empresa: trata-se do código de vestimenta da empresa na qual você trabalha. Um exemplo: homens, no Tribunal de Justiça, não podem trabalhar de bermudas; é a norma. Agora, empresas como a Google permitem que você exerça sua função até de pijamas.

O que você deve ter em mente é que se vestir de forma adequada é indispensável para transmitir uma boa postura profissional. Sendo assim, mesmo que o principal, em alguns casos, seja a qualidade dos resultados que você entregará e não o tipo de tecido das suas calças, lembre-se de que o nosso exterior é a primeira coisa que as pessoas reparam.

4. Assuma a responsabilidade pelos seus erros: mais importante que entregar bons resultados é assumir os próprios erros. Pois, esta atitude demonstra que você se preocupa com o sucesso da empresa.

Mostrar que você é capaz de reconhecer suas falhas e aprender com elas é essencial. Assim, você transmite honestidade, humildade e segurança, traços fundamentais para qualquer pessoa que deseja se destacar no mercado.

5. Seja proativo: não espere que ninguém lhe dê ordens para colocar a mão na massa e, caso haja vontade de exercer outras atividades que não as suas, peça autorização ao seu chefe.

6. Trate a todos de forma igual: seja educado, humilde e generoso tanto com seus colegas quanto com seus superiores. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta. Exercer tais ações diariamente contribui para um ambiente empresarial mais leve e agradável.

Fonte: Instituto Pró Saber

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros