O que são Hard Skills em vendas?

31 MAR

As Hard Skills em vendas são competências profissionais fundamentais para alguém atuar como vendedor. Ou seja, habilidades profissionais que podem ser conquistadas através de cursos, certificações, especializações, especializações, podendo envolver também o domínio no uso de técnicas e sistemas, entre outros.

 

Em outras palavras, as Hard Skills são conhecimentos básicos que qualquer profissional que queira atuar em vendas precisa ter para desempenhar a função. Elas são diferentes das Softs Skills – que são habilidades extras, representando um diferencial.

 

Se você quer se tornar um vendedor, precisa ter algumas skills em vendas para melhor desempenhar essa função. Afinal, ter uma boa base teórica antes de entrar em prática é a melhor maneira de começar com o pé direito, sem precisar entrar em desespero para aprender tudo de última hora.

 

Veja abaixo alguns exemplos de Hard Skills em vendas:

 

- Profundos conhecimentos sobre o produto: um vendedor que não sabe absolutamente de tudo sobre o produto, não tem grandes chances de bater suas metas. Afinal, se ele não conhece perfeitamente o produto, não vai conseguir vender. Mas o pior de tudo é vender sem explicar ao cliente tudo o que ele precisa saber.

 

- Excelente comunicação e escrita: um bom vendedor é aquele que se comunica muito bem, seja na fala ou na escrita. Esta é uma das principais Hard Skills em vendas que precisam ser desenvolvidas, pois precisa passar ao cliente em potencial, que você tem autoridade sobre o assunto.

 

- Técnicas de persuasão: um bom vendedor é aquele que sabe convencer os clientes a fazerem a compra. Porém, ser persuasivo é diferente de ser insistente. Na verdade, tem relação a convencer o cliente de comprar, com base em argumentos sólidos.

 

- Prospecção ativa: essa é uma Hard Skill importante em vendas porque você precisa saber como abordar ativamente seus potenciais clientes para vender. É ir atrás de possíveis compradores que fazem parte do público-alvo ou perfil de cliente ideal da empresa.

 

- Contorno de objeções: é necessário saber identificar e derrubar os obstáculos que atrapalham o potencial de negociar com você. Para contornar as objeções em vendas, você pode praticar a escuta ativa, que é algo que todo vendedor precisa saber fazer.

 

Fonte: Lead2b

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros