O que são Soft Skills?

03 FEV

Ultimamente está se tornando comum ouvir o termo Soft Skills. Isso acontece, pois os empregadores passaram a valorizar cada vez mais as competências socioemocionais dos funcionários.

 

Esse interesse surgiu devido à dinâmica do mercado moderno que a cada dia, está mais competitivo e exigindo mais e mais do profissional.

 

Soft Skills, em tradução literal do inglês, significa habilidades leves, ou suaves. Elas são competências socioemocionais, ou seja, habilidades que permitem com que a pessoa consiga gerenciar suas emoções, atingir metas e objetivos, solucionar problemas, entre outros.

 

Elas não estão relacionadas aos conhecimentos e habilidades técnicas de uma pessoa, elas não podem ser treinadas, são desenvolvidas naturalmente pela pessoa, claro que podem ser melhoradas com o passar do tempo, conforme o profissional for amadurecendo e ganhando experiência de vida, apenas não podem ser praticadas.

 

Seja qual for a profissão, as habilidades comportamentais precisam existir e elas variam de acordo com as atividades, porém, em sua maioria, são comuns à grande parte das profissões.

 

As principais Soft Skills são:

 

- Assertividade;

- Comunicação;

- Relacionamento Interpessoal;

- Espírito de equipe;

- Colaboração;

- Gestão do tempo;

- Liderança;

- Persuasão;

- Resiliência;

- Criatividade;

- Pensamento crítico;

- Visão estratégica;

- Positividade;

- Resolução de problemas;

- Empatia;

- Inteligência Emocional;

Proatividade;

Adaptabilidade.

Segundo o levantamento “Global Talent Trends 2019, feito pelo Linkedin, as cinco Soft Skills mais procuradas pelos recrutadores e empregadores são:

- Criatividade: relacionada à inteligência e ao talento para inovar;

- Persuasão: capacidade de convencer uma pessoa, ou grupo, sobre algo;

- Colaboração: capacidade de trabalhar em equipe com partição e cooperação;

- Adaptabilidade: característica de quem se ajusta a ambientes e situações diversas;

- Gestão de tempo: planejamento e controle de tempo para realizar tarefas.

 

Fonte: Blog Universidade de Caxias do Sul – UCS

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros