O mundo alternativo do Metaverso

20 JAN

A cada dia surgem novas tecnologias, quem diria que hoje podemos fazer qualquer coisa pela tela do celular, transações bancárias, assistir filmes, séries, ler notícias sem precisar do jornal de papel ou da TV?

 

Metaverso é um termo referente a ambientes de mundos virtuais compartilhados, no qual as pessoas podem acessar via internet. Esta tecnologia promete promover novos tipos de conexões humanas e inaugurar diferentes formas de trabalho, lazer e, até mesmo, viagens. 

 

As pessoas poderiam ingressar nesse “mundo alternativo”, através das realidades virtual ou aumentada, para acompanhar um show, reuniões de trabalho e até paquerar usando um avatar.

 

Metaverso tem a ver com espaços digitais que se tornam mais realistas com o uso das realidades virtual ou aumentada, que são tecnologias usadas em diversos eletrônicos. Apesar de terem um nome parecido, elas possuem características e funções diferentes.

 

A realidade virtual, leva você para um novo ambiente criado por computador já a realidade aumentada, inclui projeções de conteúdos e informações complementares no mundo real.

 

As duas realidades precisam de um intermediário para serem acessadas, podendo ser um aplicativo ou um acessório, mas oferecem experiências totalmente distintas para os usuários, assim tornando as interações entre as pessoas multidimensionais, estes recursos são mais comuns para quem lida com games ou ciberbooks.

 

A imersão completa no Metaverso é possível através da tecnologia de realidade mista, que compreende elementos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Por meio dela, a pessoa consegue interagir com objetos virtuais e do mundo real, bem como os itens digitais também podem dialogar com os aparelhos físicos ou de um universo inventado.

 

Hoje, as experiências na Internet são bidimensionais, ou seja, a navegação é realizada pela tela do dispositivo, computadores celulares e tablets, por exemplo. Com o Metaverso, um ambiente 3D é acessado através de fones de ouvido, óculos ou relógios conectados. A principal diferença é que, em um espaço tridimensional, podemos ter a sensação de estar dentro da própria web e experimentar a conexão com o mundo real.

 

O Metaverso pode ser entendido como um universo virtual 3D que funcionaria em paralelo à realidade em que vivemos e tem a interação social como principal objetivo.

 

Fonte: Capital News, Techtudo e Engenharia 360

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros