Durante uma ação promocional, principalmente Black Friday, é muito comum ter as redes sociais lotadas de mensagens, ligações, filas enormes, tanto para comprar quanto para emitir a nota fiscal. Mas, por mais que seja um cenário comum, por que ele é preocupante?
Há dois motivos: o primeiro, porque sempre é possível oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. E segundo, é porque nem todos os concorrentes têm essa preocupação. Tendo isso em vista, é importante saber que os primeiros passos antes da Black Friday são:
- Realize um bom estudo do comportamento dos seus clientes, algumas informações são obtidas através de um bom sistema de gestão;
- Estude quais itens do seu estoque que são os mais vendidos e os que ficam parados;
- Faça uma análise interna da sua empresa, identificando o que precisa ser consertado, levando em consideração a demanda da Black Friday;
- Defina as promoções e um plano de comunicação;
- Selecione as melhores formas de pagamento, tanto para sua empresa quanto para os seus clientes.
Já durante a semana da Black Friday, é sempre importante manter o foco na divulgação das suas promoções, principalmente nos canais onde seu público é mais ativo. Além disso, é muito importante coletar informações sobre os atuais e possíveis clientes.
Para isso você pode contar com o preenchimento de formulários – de preferência digitais – em troca de brindes, descontos e sorteios, assim, você consegue usar a Black Friday para ofertar outros produtos e descontos.
Mas, o que fazer depois que acabar a Black Friday?
Assim que a Black Friday acabar é interessante avaliar a percepção dos seus clientes em relação à sua empresa, afinal, esse feedback pode te ajudar a aprimorar os processos da sua empresa. Outro ponto importante é fazer um balanço de todas as suas ações da Black Friday e fazer um comparativo com o que realmente funcionou, o que pode ser melhorado e o que pode ser descartado para o próximo ano.
Fonte: Site Contábil.com