Quais são os perfis comportamentais?

30 SET

Os quatro perfis comportamentais são um conjunto de características que moldam a personalidade e comportamento de uma pessoa. É muito importante para uma empresa definir esses perfis, pois é através deles que se torna possível dividir os funcionários em categorias e determinar os cargos e atividades que cada um irá exercer.

Em geral são quatro perfis, sendo eles: comunicador, analista, planejador e executor. Nós preparamos um texto explicando um pouco de cada um:

Comunicador: são pessoas que se comunicam bem, persuasivas e carismáticas. Elas são criativas e facilmente ficam animadas com novas possibilidades, além de sempre apresentarem pensamentos e atitudes positivas em relação aos objetivos que almejam alcançar.

Esse perfil é formado por pessoas que têm facilidade em se relacionar com os colegas, além de conseguir influenciá-los e contagiá-los com sua visão otimista.

Analista: pessoas com esse perfil gostam de seguir um método com um passo a passo, e se atentam aos detalhes realizando tarefas com perfeição. Normalmente, as pessoas desse perfil, se dão bem em áreas que envolvem pesquisa e conhecimento.

O trabalho dessas pessoas não costuma apresentar erros, sendo feitos com todo o cuidado e atenção. Porém, pessoas desse perfil não conseguem fazer um bom trabalho se estiverem sob pressão, quando isso acontece, acabam deixando as tarefas de lado e se fechando.

Planejador: constituído por pessoas calmas, controladas e que gostam de planejar as coisas com antecedência. Estão sempre trabalhando em um ritmo constante e são pessoas estáveis e conservadoras.

Planejadores gostam de ajudar os outros e apresentam facilidade em conviver em grupo, devido a isso, se dão bem em trabalhos em equipe. Pessoas desse perfil também costumam evitar conflitos diretos e possuem forte senso de justiça, o que justamente as transformam nas pessoas ideais para lidar com conflitos.

Executor: pessoas objetivas e diretas que não se prendem em detalhes e ficam completamente concentradas para cumprir uma tarefa. São pessoas determinadas e seguem firmes com um objetivo.

Executores são pessoas ambiciosas que gostam de desafios e liberdade de ação. São as melhores para cumprir metas e, consequentemente, apresentam resultados maiores.

Fonte: Menvie.com

Vamos conversar?

Clientes & Parceiros